Rebranding do Banrisul: O que você achou?

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Ontem (23/05/2022), o Banrisul anunciou em suas redes sociais uma mudança na sua identidade visual. O Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) é uma empresa de capital social misto, fundada em 1928 pelo Governo do RS.

Até 1970, o nome do banco era BERGS. Após 1971 houve uma grande mudança de modernização do banco e o atual nome foi adotado.

A atual marca foi modificada em 2005, mas tem sua origem na década de 1970, criada pelo artista plástico Aloísio Magalhães e, segundo consta no próprio site do banco, “o símbolo de três cubos representam eficiência, solidez e organização, princípios básicos da empresa”.

De fato, a marca do banco é muito conhecida, principalmente na sua principal região de atuação, que é o Sul do Brasil. Por ter preservado suas origens durante mais de 50 anos, considerando que o rebranding de 2005 não foi muito profundo, sua identidade visual mudou muito pouco desde a sua criação.

Logotipo criada por Aloísio Magalhães em 1970

Novos tempos pedem novas ideias

Com a era da internet, muitas marcas decidiram por renovar suas identidades, já que o crescimento e o surgimento de novas tendências, muito mais rápidas e aceleradas, tornaram algumas expressões visuais defasadas e temporais.

É comum destacarmos alguns designs como ‘muito anos 2000’. É legal falarmos que ‘ser anos 2000’ na década dos anos 2000 era super comum e inovador, e ainda pode fazer sentido, dependendo da sua aplicação. Mas para os padrões atuais, muito limpos e minimalistas, muitas coisas já não fazem sentido.

Seguindo essa lógica, em 2005 o Banrisul apresentou um design mais moderno que o criado em 1970, que foi utilizado ao longo das décadas. Mesmo sem grandes mudanças, o reposicionamento do pictograma (o elemento de marca) e a utilização de uma tipografia mais arredondada deixaram a marca com mais harmonia entre os elementos.

Nesse mesmo período, o banco investiu muito em marketing, patrocinando os principais clubes de futebol gaúcho, o que fez sua exposição aumentar consideravelmente, tanto no cenário nacional quanto internacionalmente. Junto a uma estratégia de expansão da empresa, essa identidade visual certamente foi a que mais marcou a história do banco.

Em 2001, o primeiro ano do patrocínio aos clubes gaúchos. Em 2006, já com o novo formato, foi campeão do mundo com o Inter.

Trazendo a discussão para tempos mais atuais, temos hoje nesse segmento de bancos e financeiras um boom das chamadas fintechs, que são startups focadas em soluções financeiras digitais.

Elas cresceram muitos nos últimos anos, pois tem em sua essência uma desburocratização no acesso e manipulação de serviços bancários, algo muito conservador se pensarmos apenas nos grandes e tradicionais bancos do país.

Para surfar uma onda de tecnologia, tendo que conquistar um público diferente e muito mais informado, muitas marcas optaram por lançaram releituras de suas identidades visuais, visando aumentar a conexão entre o consumidor e a marca.

Nesse cenário entra o rebranding do Banrisul que estamos falando aqui. O Banrisul sempre foi um dos bancos mais conservadores do país, e isso é visível até pelo layout de suas agências, que ainda possuem grandes quantidades de caixas eletrônicos.

Qual foi a última vez que você usou um desses?

Vamos falar sobre o design?

A maneira que o banco encontrou para dar uma cara diferente, dessa vez, foi mais profunda. Os hexágonos presentes desde a primeira versão agora estão conectados e, segundo o próprio banco: “Nos transformamos para sermos um banco cada vez mais integrado com a sua realidade, com a realidade do mundo. Para se tornar cada vez mais humano, acessível e sustentável.”

As novas cores, apesar de serem cores muito populares quando se trata de tecnologia e digital, não acabam sendo um ponto negativo. Muito pelo contrário, o Banrisul ainda é um banco que carece de uma linguagem popular, então nesse caso, por serem cores populares e amigáveis, o simples funciona muito bem e elimina qualquer necessidade de interpretação por parte do público.

Um bom exemplo de que as cores foram uma decisão acertada é o uso dessas cores por outros bancos digitais muito populares, como Nubank, que usa o roxo, o Next, que usa verde e o Neon, que usa azul.

Neon, Next e Nubank são bancos digitais que usam cores parecidas com as utilizadas pela nova marca do Banrisul.

De acordo com o presidente do Banrisul: “As duas novas cores da marca representam exatamente isso: a modernidade e a sustentabilidade. E mantivemos o azul, que todos já conhecem, pois é assim que evoluímos, respeitando a nossa história e a nossa essência”.

Outra mudança muito notável é a grafia do Banrisul, agora todo em letras minúsculas. A tipografia anterior passou por alguns ajustes ao longo do tempo, mas sempre transmitiu seriedade e elegância.

A decisão de mudar pra letras minúsculas se alinha com o objetivo de se tornar um banco digital, jovem e moderno. E a tipografia é de um tipo moderno, bastante utilizado atualmente nas áreas de tecnologia. O espaçamento entre as letras, que no design chamamos de tracking, foi aumentado, facilitando a leitura e também passando uma imagem mais amigável.

A simplificação do novo símbolo é mais um ponto positivo. Ele foi construído a partir dos tradicionais hexágonos, porém agora representado em 2D. O símbolo antigo exigia alguns ajustes na hora de aplicar em versões monocromáticas e o novo torna isso muito mais rápido e fácil.

Nova marca do Banrisul

Nós, da 77web, aprovamos a mudança e achamos que para um momento em que o mercado pede algo mais ‘digital’, a alteração foi positiva e deve ser bem recebida pelos usuários.

Mas conta pra nós o que você achou! Pode deixar um comentário aqui ou visitar nosso Instagram, que essa postagem vai estar por lá também.

Até mais!

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